Quinta-feira, 8 de Janeiro de 2009

LEMBRO-ME...

Hoje vi a minha professora primária, voltei a ter seis anos, fiz uma viagem no tempo até aos dias de escola. Eu a caminho da primária, ela a chegar ao portão, com um conjunto saia e casaco verde, em fazenda, e camisa branca com o seu lacinho ao pescoço.A estacionar um fiat-uno beije. Morava numa casa branca, em Caldelas. Lembro-me do Rui André, filho dela, de ser a última a sair da sala por um dia lhe ter dado um empurrão que lhe valeu um corte no lábio inferior (fiquei com o trauma, nunca mais brinquei com ele). Lembro-me que rezavamos em latim, e quando algum pai entrava na sala, todos se levantavam como gesto de educação.Lembro-me de não estar atenta, de não ser interessada, de não fazer os trabalhos de casa, e não atinar com a tabuada.
Lembro-me que escola era tão perto, mas tão perto de casa que ia sozinha. Não havia cá raptos, nunca fui atropelada, assaltada, nunca ninguém se meteu comigo. Um dia, fiquei na escola em vez de ir para casa, fiquei ajudar a Dona Irene a varrer a sala.
E lembro-me, tão bem, mas tão bem, de ter canetas e lápis de todas as cores no primeiro dia de escola, e ficar desmoralizada quando soube que só íamos usar lápis e borracha nos primeiros tempos. Ainda tenha a folha com o abecedário que ela ofereceu a cada um dos meninos, com as letras em maiúscula e em minúscula. Foi na primária que conheci o Rui César, o primeiro grande amor da escola, dava-lhe desenhos com  corações e uma vez roubou me um beijo, que me valeu uma zanga de uns dias com a Silvia.
Foi na escola que aprendi a andar de bicicleta.

Hoje tive um dia péssimo, mas ver a minha professora foi das emoções mais profundas que vivi, olhei para ela, observei cada ruga, toquei lhe nos cabelos meios brancos que já foram louros, vi-lhe as lágrimas, dei lhe um beijo e um abraço muito demorado, daqueles que alimentam a alma e nos aquecem o espirito, agradeci-lhe por me ter ensinado a escrever.
Agradeci esta viagem que fiz no olhar dela, afinal  foi uma viagem de 25 anos ao mundo mágico dos meus seis anos.

Cozinhado por Mãe do Afonso às 15:06

| Comentar

Abóbora Menina

Sonhos de Abóbora

 

Outubro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Abóboras Frescas

...

Pregadeiras

Saiu mais uma fornada!!!!...

Matrioshka - Pregadeiras

A história de um caracol ...

Namoradeira Azul

Mulatinha

Está pra nascer...

Pregadeira: Galo de Barce...

Nasceu hoje... A boneca ...

Compota de Abóbora

Outubro 2013

Janeiro 2009

Photobucket

Pegadas de Menina
 
web analyzer



Discover Louis Armstrong!

Sementes da Abóbora

bonecas de pano(1)

todas as tags

blogs SAPO
RSS